A Montanha é de todos

Existe o mito (sim, mito) de que a montanha não é acessível a todos. A montanha existe para todos, acreditem! O segredo: respeito.
Já tive o privilégio de caminhar com pessoas que um dia acordaram e decidiram trilhar nos Picos. Nunca, até ao momento, tinham caminhado em alta montanha. Também já partilhei mesa num refúgio, durante o Tour du Mont Blanc, com filho e pai, tendo este mais de setenta anos.  São lições e provas vivas que a força, mais do que física, é mental. É a mente que nos conduz ao cimo dos cumes e é a emoção que sentimos que nos rasga um sorriso quando os atingimos. É de uma grandiosidade! É uma imensidão! Pffff… Os amantes de montanha sabem ao que me refiro. Para os que não são, serve esta publicação para despertar o desejo de um dia se desafiarem a conseguir um sorriso maior do que o meu. Independentemente do ritmo de qualquer um, existe apenas um pré-requisito: preparar a mochila com o que é realmente essencial (aí percebe-se que o verdadeiramente essencial é pouco, muito pouco) e ir.

A beleza do Parque Nacional dos Picos de Europa, localizado no país vizinho, despertou tamanho encanto em mim que, desde 2012, regresso sempre que posso. Há muito para dizer sobre este paraíso, no entanto, confesso a minha dificuldade em expressar por palavras o que sente quando, durante alguns dias, se calcorreia sobre um tapete colorido de flores, num fundo verde e rodeado de montanhas. A música oscila entre o correr da água dos rios e o tagarelar dos pássaros. Este é daqueles sítios que sinto ser uma bênção na Terra. Quanto a mim, sou apenas uma das muitas abençoadas que por lá já passaram. No regresso a casa, com uma ou outra bolha e a marca do já habitual tralho, sinto-me leve e grata. Muito grata!

P1270864P1270877P1270882WP_20170422_034P1270910P1280026P1270957P1270992P1280007P1270965

Anúncios

9 comentários em “A Montanha é de todos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s